terça-feira, 6 de setembro de 2011

As bandeiras durante uma corrida (regras)

A melhor forma de comunicação entre os pilotos e a direção de prova é pelo uso das bandeiras. Seu uso é fundamental para que todas as regras sejam cumpridas numa prova e para que o piloto possa realizar uma corrida mais tranquila e divertida! Aqui estão as bandeiras mais utilizadas:


- A bandeira amarela significa CUIDADO: perigo na pista. Reduza a velocidade e fique pronto para uma freada a qualquer momento. Qualquer ultrapassagem é proibida. Geralmente é usada quando ocorre um acidente ou quando um kart para em uma posição perigosa.



- A bandeira azul significa aproximação de um piloto mais rápido. Dê passagem imediatamente. Usada quando um piloto (retardatário) está prestes a tomar uma volta de outro kart.


- A bandeira vermelha interrompe imediatamente a corrida. Qualquer ultrapassagem é proibida. Os pilotos deverão se dirigir aos boxes e aguardar nova largada. Muito usada em caso de acidentes graves ou em condições climáticas que impossibilitam a corrida.~



- A bandeira diagonal em preto e branco apresentada junto a um número significa advertência para aquele piloto. Duas advertências geram um Stop & Go. (passagem obrigatória pelos boxes).



- A bandeira preta com um circulo no centro, mostrada junto a um número (o do kart punido) significa STOP & GO, parada obrigatória de 10s nos boxes para o piloto.



- A bandeira preta mostrada junto a um número significa DESCLASSIFICAÇÃO do piloto por causa de conduta anti-desportiva (dar toques nos adversários, bloquear outros pilotos, causar acidentes ou ter mau conduta com os comissários de prova). O piloto está imediatamente fora da corrida e deverá retornar aos boxes.



- A bandeira quadriculada indica o FIM DE PROVA. Assim, os pilotos na mesma volta deverão desacelerar e se dirigir aos boxes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário