terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mais dicas de pilotagem

Aqui algumas dicas para quem está começando, de como pilotar um kart e tirar o seu melhor desempenho com segurança.


================== TANGÊNCIA ========================

A - Tangente é a menor distância entre dois pontos de uma curva.Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja aplicada da melhor maneira possível. No quadro acima, vamos considerar as letras da seguinte forma:

B - É o que se denomina, em inglês, de "Turning Point" ou "Entry Point", na tradução, "Ponto de Entrada" da curva.

- Neste momento, você já deve estar na velocidade ideal para entrar na curva e isto se faz na reta que antecede a mesma ao se aplicar os freios de forma suave e gradativa. Note que ao aplicar os freios, todo o peso do veículo estará sobre as rodas dianteiras, fazendo com que as rodas traseiras percam a aderência ideal. Portanto, evite estancar os freios ou fazê-lo de maneira brusca, caso contrário, fatalmente você perderá a traseira do veículo, causando o que se conhece por derrapagem. No jargão comum costuma-se dizer que o veículo "saiu de bunda".

C - Em inglês, "Apex Point" ou "Ponto de Tangência".

- Sua velocidade em direção ao Ponto de Tangência deve ser constante e a mais rápida possível. Não se preocupe se, no início, você não acertar a velocidade ideal pois a prática vai fazer com que você domine a técnica em pouco tempo.


================ Traçado na pista ======================


- A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando movimentos bruscos.

- Para isso é necessário memorizar bem o circuito.
- Durante as curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa, uniforme.
- O traçado deve ser o mais "retilíneo" possível, reduzindo ao máximo a força centrípeta (aumento do raio), podendo-se assim aumentar-se à velocidade.
- O ponto de aceleração e de freada depende de cada curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração é no centro da curva.


================ Debaixo de Chuva =======================

- O traçado de chuva deve ser exatamente o contrário do normal. A idéia é escapar da trilha de borracha formada na pista. Esta trilha se forma onde é mais comum os karts passarem, ou seja, no traçado normal, e com água, borracha + borracha = 0 de atrito... Então deve-se fazer um traçado no qual se cruza a borracha.


Espero que essas ajudas possam proporcionar uma corrida mais empolgante, segura e divertida!

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